quarta-feira, 27 de maio de 2009

Banquete Literário Maio/09

Hoje realizamos um Banquete Literário especial. Ao invés de irmos para uma praça qualquer da comunidade como fazemos usualmente, fomos para o campo onde nossa oficina de futebol acontece. Levamos apenas material esportivo e tentamos conversar sobre alguns valores necessários a serem trabalhados com as nossas crianças.
Não alcançamos nossos objetivos, pois eles têm muita dificuldade de concentração. Também, é muito difícil concorrer com a bola de futebol.
Como fazer uma criança reconhecer a importância da leitura, quando se tem uma bola de futebol concorrendo com você?
O trabalho que o professor da oficina vem fazendo é de suma importância, algumas crianças já apresentam resultados, mas a grande maioria não reconhecem a importância do trabalho que vem sendo realizado.
A culpa é de quem?
Da modernidade, da liberdade! Nossa sociedade brigou tanto para viver tempos mais democráticos, onde se pudesse viver da forma como bem se entendesse, que nesse caminho ficou esquecido, perdido, o valor de se ter valores.
O menino manda a mãe se fud..., porque vê o pai fazer isso a torto e a direito. O menino manda o professor tomar no c..., porque tomar no c... é vírgula na casa dele. Pode parecer agressivo falar isso, mas vivemos nessa agressividade.
Fico triste em ver isso, mas não sem esperança. Vamos continuar tentando, porque é esse desafio que me motiva a sair de casa todos os dias ou ainda sair daqui às 10 da noite.












5 comentários:

Alunos de Pedagogia disse...

Andrea e Jaque vocês são demais..pela fotos não parece que os meninos estão desmotivados....É assim não vamos perder a esperança, não aquela que espera, mas a vonatde de lutar sempre...vocês e essas crianças da Cidade De deus são demais
Muitos Beijos,
Karlana Bianca

Alunos de Pedagogia disse...

Manda um beijão para todos..não vou dizer nomes para não esquecer de nimguém

Unknown disse...

A forma do texto e seu conteúdo expressam contradições e equívocos sobre o que é leitura, educar, motivação infantil, entre outros problemas. Faço abaixo alguns comentários e espero poder contribuir para vc refletir e avançar no seu trabalho, reconhecidamente importante e essencial.
Hoje realizamos um Banquete Literário especial. Ao invés de irmos para uma praça qualquer da comunidade como fazemos usualmente, fomos para o campo onde nossa oficina de futebol acontece POR QUÊ? QUAL ERA O OBJETIVO DA MUDANÇA? AS CRIANÇAS SABIAM DA MUDANÇA, QUE INVÉS DE FUTEBOL SERIA LEITURA NUM LOCAL DEDICADO AO ESPORTE MAIS “AMADO”?. Levamos apenas material esportivo OS LIVROS ESCOLHIDOS TINHAM A TEMÁTICA RELACIONADA AO FUTEBOL (OU TEMAS CORRELATOS, COMO COMPETIÇÃO, ESPORTES EM GERAL, FIGURAS DO MUNDO ESPORTIVO)? ESSA FOI UMA ESTRATÉGIA PARA MOTIVAÇÃO, POR EXEMPLO. e tentamos conversar sobre alguns. QUEM DEFINE E COM QUAIS CRITÉRIOS OS valores necessários a serem trabalhados com as nossas crianças COMO FOI SUA CHEGADA, A ABORDAGEM INICIAL? VOCÊ TINHA MAIS DE UMA ESTRATÉGIA? O PLANEJAMENTO TINHA OBJETIVO A, B, C etc E OS CORRESPONDENTES PLANOS A, B, C, OU SEJA, HAVIA ALTERNATIVA PARA CONTEMPLAR A DIVERSIDADE DAS CRIANÇAS, SUAS POSTURAS E INTERESSES OU A PROPOSTA ERA SOMENTE PARA AS CRIANÇAS QUE SÃO ATENTAS E COOPERATIVAS?
Não alcançamos nossos objetivos, pois eles têm muita dificuldade de concentração. ENTÃO TRABALHE PRIMEIRO ESSA QUESTÃO! EXISTEM JOGOS, DINÂMICAS ETC PARA ESSE OBJETIVO E FORMAS LÚDICAS DE ATRAIR CRIANÇAS PARA LEITURA. VC CONHECE O PROJETO DE LEITURA DA UFRJ, O LEDUC? Para mais informações ligue 25418392 ou 22854707 ou mande e-mail para lud@litura.com.br ou leduc@leduc.com.br BUSQUE CONHECE-LOS, ELES SÃO ÓTIMOS, VC VAI GOSTAR.
cont próx comentário

Unknown disse...

Também, é muito difícil concorrer com a bola de futebol.
Como fazer uma criança reconhecer a importância da leitura, quando se tem uma bola de futebol concorrendo com você? PARA QUE E POR QUE SE COLOCAR NESSE LUGAR COMPARATIVO? ASSIM VC JÁ COMEÇA DESVALORIZANDO O QUE VOCÊ QUER QUE ELES VALORIZEM E AO MESMO TEMPO PROPÕE UMA ESCALA DE VALOR PAUTADA NA SUA EXPECTITIVA SEM CONSIDERAR OS DESEJOS DELES.
O trabalho que o professor da oficina vem fazendo é de suma importância, algumas crianças já apresentam resultados, mas a grande maioria não reconhecem PARA RECONHECER É PRECISO CONHECER a importância do trabalho que vem sendo realizado. MAS O QUE ESSAS CRIANÇAS CONHECEM COMO SENDO COISAS IMPORTANTES PARA SUAS VIDAS??

A culpa é de quem? CULPA???? VAMOS TER QUE FAZER UM TRATADO SOCIOLÓGICO SOBRE A HISTÓRIA DO BRAISL, DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, DA CONCEPÇÃO JUDAICO CRISTÃ SOBRE PECADO E OUTROS ESTUDOS PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO. COMO NÃO TEMOS TEMPO, VAMOS OBJETIVAR:
NÃO É UMA QUESTÃO DE CULPA, MAS SIM DE RESPONSABILIDADES E OPORTUNIDADES, DESDE CASA AO QUE É OFERECIDO PELA ESCOLA, PELA MÍDIA, PELO MUNDO, TUDO PODE SER LIDO, UM ANÚNCIO, UM JORNAL, UMA IMAGEM, UM FILME, UM OBJETO OU UM LIVRO. PALAVRAS É UMA LINGUAGEM DENTRE OUTRAS, SE A CRIANÇA APRENDE PRIMEIRO A SE INTERESSAR PELO MUNDO, PELA VIDA, VAI SE INTERESSAR EM OBTER FERRAMENTAS PARA LER, OU SEJA, CONHECER MELHOR E DIFERENTES VERSÕES DE TUDO QUE ESTÁ AO SEU REDOR.
Da modernidade, da liberdade! Nossa sociedade brigou tanto para viver tempos mais democráticos, onde se pudesse viver da forma como bem se entendesse, que nesse caminho ficou esquecido, perdido, o valor de se ter valores. VOLTO A PERGUNTAR: QUAIS SÃO OS VALORES E A PARTIR DE QUAIS CRITÉRIOS?
O menino manda a mãe se fud..., porque vê o pai fazer isso a torto e a direito. O menino manda o professor tomar no c..., porque tomar no c... é vírgula na casa dele. Pode parecer agressivo falar isso, mas vivemos nessa agressividade. SE VC RECONHECE O QUANTO É AGRESSIVO ESSA LINGUAGEM, ESSE TRATAMENTO ENTRE AS PESSOAS, POR QUE LEGITIMÁ-LO AQUI, NUM TEXTO DE APRESENTAÇÃO DO SEU PROJETO!!! VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO NUM ESPAÇO PÚBLICO, MESMO QUE VIRTUAL, FAZENDO JULGAMENTO DE VALORES SOBRE AS CRIANÇAS E AS FAMÍLIAS QUE VC PRETENDE ACOLHER, DESRESPEITANDO-OS PUBLICAMENTE! VC TRABALHA COM LEITURA E NÃO ESTÁ RECONHECENDO QUE AS PALAVRAS POSSUEM UMA FORÇA PQ TODO DISCURSO É IDEOLÓGICO, UMA CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA, UMA PRODUÇÃO DE SENTIDOS QUE CORRESPONDE AO LUGAR NO MUNDO DE CADA SUJEITO QUE FALA, ESCREVE, LÊ, SE COMUNICA, SE EXPRESSA ETC?
Fico triste em ver isso, mas não sem esperança. Vamos continuar tentando, porque é esse desafio que me motiva a sair de casa todos os dias ou ainda sair daqui às 10 da noite. FICO FELIZ QUE VC SEJA MOTIVADA, DEDICADA E MAIS FELIZ AINDA SE VC CONSEGUIR REFLETIR SOBRE AS MINHAS CONSIDERAÇÕES E COM ISSO AVANÇAR NO SEU BELO TRABALHO. UM ABRAÇO Carolina Santiago

Alunos de Pedagogia disse...

Desculpem onde está escrito nimguém..é "ninguem", deve ter sido a pressa ou a emoção em vê-los.Li as considerações da Carolina e achei-as bem pertinentes;realmente como educadores as vezes queremos que os nossos valores e as nossas "verdades"sejam integralmente aceitas pelos "alunos'( que são indivíduos com luz própria)...muito boas dicas vou usá-las aqui em São Luís com as crianças que estou trabalhando.
Beijos,
Karlana
"Até a vitória, sempre.."