quinta-feira, 8 de maio de 2008

Semana Cultural de abril
















No dia 29 de abril na Semana Cultura promovida pela CUFA Cidade de Deus. As crianças da comunidade conheceram um pouco mais a vida e a obra de Monteiro Lobato.


Entre as atividades promovidas estavam a leitura de parte da biografia do autor e as caractéristicas dos principais personagens de sua obra mais conhecida: o Sítio do Picapau Amarelo.

Para finalizar, atividades de pintura e colagem inspirados na personagem Emília.





***




Biografia de Monteiro Lobato


José Renato Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo, em 18 de abril de 1882, filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusta Monteiro Lobato.
Teve uma infância muito feliz e era conhecido como “Juca”. Ele e suas irmãs brincavam muito na fazenda de seus pais, e com sua imaginação muito fértil montava brinquedos com legumes, espigas de milhos entre outros. Aos seis anos já sabia ler e gostava de escrever bilhetes para seu avô, também fez sua primeira pintura. Cresceu, se formou em Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais mas nunca deixou sua maior paixão que era escrever livros infantis .Alguns de seus personagens mais famosos são : Narizinho, Emília, Pedrinho, Dona Benta,Tia Nastácia, entre outros.
Enfim, com suas obras infantis ensinou as crianças a questionar, criticar e, principalmente, a pensar. Morreu em 4 de julho de1948 e na noite de sua morte disse a seguinte frase: “TENHO MUITA CURIOSIDADE EM VERIFICAR, PESSOALMENTE, SE A MORTE É VÍRGULA, PONTO EVÍRGULA OU PONTO FINAL”.


Uma de suas obras mais conhecidas é o Sítio do Pica do Picapau Amarelo onde conhecemos seus mais famosos personagens e suas histórias. Vamos conhecer um pouco mais de alguns deles:

Dona Benta - Essa senhora com cerca de 60 anos é dona do Sítio do Picapau Amarelo, um lugar muito bonito, com uma casa grande, muito antiga onde tudo é muito amplo e fresco. Benta, não troca o sítio por nenhum outro lugar do mundo.


Tia Nastácia - É ela que cuida da cozinha e da limpeza da casa , foi ela quem praticamente criou a Narizinho, e quem fez a Emília.


Narizinho-Seu nome verdadeiro é Lúcia, é a neta da dona Benta e mora com ela na casa grande do Sítio do Picapau Amarelo. Por causa de seu nariz arrebitado todo mundo a chama de Narizinho. Ela atua como uma rainha do Sítio mas, contente mesmo, só quando o Pedrinho vem de férias e os dois participam de grandes aventuras.


Pedrinho-É o neto querido de Dona Benta, o primo querido de Narizinho. Tem 10 anos, mora e estuda na cidade e o que mais gosta no mundo é passar as férias no sítio da vovó. É um menino de grande coragem.

Emília - É uma boneca de pano feita pela Tia Nastácia, com olhos de retrós preto, sobrancelhas lá em cima. Era muda até que engoliu a pílula da fala inventada pelo doutor Caramujo. A partir daí, fala como uma matraca. Emília é muito independente, a tal ponto que ela mesma se auto define como "independência ou morte".

Visconde de Sabugosa- Foi feito de um sabugo de milho, com umas palhinhas no pescoço, usa cartola na cabeça e tem um sinal de coroa na testa. Por isso é o Visconde de Sabugosa. Um verdadeiro sábio. Estuda muito.

Cuca- É uma horrenda bruxa que mora numa caverna escura. Tem cara de jacaré e garras nos dedos como os gaviões. Velha como o tempo, dorme uma noite a cada sete anos. Quando fica brava, dá para ouvir o seu urro de raiva a 10 léguas de distância.


Saci- Nas cidades e nas roças, todo mundo tem medo de Saci. É um perneta muito safado que adora fazer estripulias nos terreiros das fazendas e assustar os animais no pasto.

Nenhum comentário: