quinta-feira, 29 de maio de 2008

CUFA CDD FAZ PARCERIA COM Mac’Donald’s PARA COMEMORAR ANIVERSARIANTES DO MÊS

No último dia 26, vinte crianças, todas envolvidas em oficinas e atividades da Cufa Núcleo da Cidade de Deus puderam comemorar seus aniversários no Mac’Donald’s do Barra Shopping.A parceria firmada entre a Equipe Social da CUFA CDD e o Mac’Donald’s garante que até o final do ano, todos os meses, os aniversariantes poderão passar a tarde na lanchonete,participando de atividades de pintura, desenho, ouvindo histórias e lanchando.

DEPOIMENTOS DAS CRIANÇAS
“Foi muito bom, só acho que deveriam nos dar dois lanches...”
Roberto Cardoso, 13 anos da oficina de teatro.

“Eu gostei das brincadeiras”.
Matheus Cardoso, 13 anos oficina de teatro.

“Eu gostei das tias, das fotos e das pinturas”.
Breno Marinho, Oficina de Futebol.

“Eu gostei das historinhas e da pintura do rosto”.
Alexandra Mourão. Oficina de teatro.

“Foi a primeira vez que vim ao Mac’Donald’s, gostei muito da pintura do rosto,das atividades e das brincadeiras”.
Carolina Rodrigues da Costa-Oficina de Teatro.

“Gostei das atividades, da pintura de tudo!!!...adorei, foi a primeira vez que vim ao Mac’Donald’s.
Jessiane Rodrigues da Costa.Oficina de Teatro.

“Achei bom o passeio, gostei de um monte de coisas...”
Luis Rafael, 9 anos - Oficina de Teatro.

“Achei o passeio muito bom, gostei do lanche”.
Alice Mourão, 4 anos- Sala de Leitura.

“Gostei da tia Ana, gostei de desenhar..adorei o passeio.
Everton,11 anos -Oficina de Informática.
Por: Karlana Bianca

sábado, 24 de maio de 2008



No dia 10 de maio o núcleo da CUFA Cidade de Deus realizou uma homenagem às mães da comunidade, no Espaço Cultural da Cidade de Deus.As crianças das oficinas de break , informática e futebol que freqüentam nossa sala de leitura leram poemas Mário Quintana, Os jovens da Oficina de Teatro Adolescentes fizeram uma Esquete “Socorro! Mamãe Pifou !”mostrando a dura jornada de trabalho das mães seguido de um bate papo animado com os presentes, falando um pouco como foi a elaboração da esquete e como é o dia a dia com suas mães.Para encerrar o dia tivemos ainda a participação muito especial da cantora Natacha, moradora da comunidade que interpretou a música “Fico assim sem você” de Adriana Calcanhotto as crianças das oficinas de Graffiti e basquete e sala leitura em homenagem as mães presentes. A manhã terminou com um animado lanche confraternizando mães, filhos e colaboradores da CUFA.Por Karlana Bianca Matos

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Atividades pedagógicas do mês de maio 2008

12/05 - O que é cultura? 14h
16/05 - Cultura popular e cultura de elite- 14h
19/05 - África e Brasil: construindo nossa identidade-14h
23/05 - Samba e Hip-Hop: as influências africanas-14h


Semana Cultural

26/05 - Exibição de vídeo-clipes -14h
28/05 - Contação de história: “História meio ao contrário” de Ana Maria Machado-14h
30/05 - Brincadeiras da memória popular- 14h
Esquete:"Curso para o primeiro emprego"-15h
Oficina do Curso de Teatro-turma adolescentes


Escritora do mês: Ana Maria Machado.Conheça suas obras na SALA DE LEITURA DA CUFA CDD




Escritora do mês:

Ana Maria Machado

14/05 - Leitura do livro: A jararaca, a perereca e a tiririca.

21/05 - Contação de histórias: “Palavras, palavrinhas e palavrões” e “Era uma vez um tirano”

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Semana Cultural de abril
















No dia 29 de abril na Semana Cultura promovida pela CUFA Cidade de Deus. As crianças da comunidade conheceram um pouco mais a vida e a obra de Monteiro Lobato.


Entre as atividades promovidas estavam a leitura de parte da biografia do autor e as caractéristicas dos principais personagens de sua obra mais conhecida: o Sítio do Picapau Amarelo.

Para finalizar, atividades de pintura e colagem inspirados na personagem Emília.





***




Biografia de Monteiro Lobato


José Renato Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo, em 18 de abril de 1882, filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusta Monteiro Lobato.
Teve uma infância muito feliz e era conhecido como “Juca”. Ele e suas irmãs brincavam muito na fazenda de seus pais, e com sua imaginação muito fértil montava brinquedos com legumes, espigas de milhos entre outros. Aos seis anos já sabia ler e gostava de escrever bilhetes para seu avô, também fez sua primeira pintura. Cresceu, se formou em Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais mas nunca deixou sua maior paixão que era escrever livros infantis .Alguns de seus personagens mais famosos são : Narizinho, Emília, Pedrinho, Dona Benta,Tia Nastácia, entre outros.
Enfim, com suas obras infantis ensinou as crianças a questionar, criticar e, principalmente, a pensar. Morreu em 4 de julho de1948 e na noite de sua morte disse a seguinte frase: “TENHO MUITA CURIOSIDADE EM VERIFICAR, PESSOALMENTE, SE A MORTE É VÍRGULA, PONTO EVÍRGULA OU PONTO FINAL”.


Uma de suas obras mais conhecidas é o Sítio do Pica do Picapau Amarelo onde conhecemos seus mais famosos personagens e suas histórias. Vamos conhecer um pouco mais de alguns deles:

Dona Benta - Essa senhora com cerca de 60 anos é dona do Sítio do Picapau Amarelo, um lugar muito bonito, com uma casa grande, muito antiga onde tudo é muito amplo e fresco. Benta, não troca o sítio por nenhum outro lugar do mundo.


Tia Nastácia - É ela que cuida da cozinha e da limpeza da casa , foi ela quem praticamente criou a Narizinho, e quem fez a Emília.


Narizinho-Seu nome verdadeiro é Lúcia, é a neta da dona Benta e mora com ela na casa grande do Sítio do Picapau Amarelo. Por causa de seu nariz arrebitado todo mundo a chama de Narizinho. Ela atua como uma rainha do Sítio mas, contente mesmo, só quando o Pedrinho vem de férias e os dois participam de grandes aventuras.


Pedrinho-É o neto querido de Dona Benta, o primo querido de Narizinho. Tem 10 anos, mora e estuda na cidade e o que mais gosta no mundo é passar as férias no sítio da vovó. É um menino de grande coragem.

Emília - É uma boneca de pano feita pela Tia Nastácia, com olhos de retrós preto, sobrancelhas lá em cima. Era muda até que engoliu a pílula da fala inventada pelo doutor Caramujo. A partir daí, fala como uma matraca. Emília é muito independente, a tal ponto que ela mesma se auto define como "independência ou morte".

Visconde de Sabugosa- Foi feito de um sabugo de milho, com umas palhinhas no pescoço, usa cartola na cabeça e tem um sinal de coroa na testa. Por isso é o Visconde de Sabugosa. Um verdadeiro sábio. Estuda muito.

Cuca- É uma horrenda bruxa que mora numa caverna escura. Tem cara de jacaré e garras nos dedos como os gaviões. Velha como o tempo, dorme uma noite a cada sete anos. Quando fica brava, dá para ouvir o seu urro de raiva a 10 léguas de distância.


Saci- Nas cidades e nas roças, todo mundo tem medo de Saci. É um perneta muito safado que adora fazer estripulias nos terreiros das fazendas e assustar os animais no pasto.

PROJETO SALA DE LEITURA CUFA - CDD




APRESENTAÇÃO


A CUFA- Central Única das Favelas - Espaço Cultural da Cidade de Deus possui uma biblioteca comunitária com aproximadamente 300 títulos e 200 leitores cadastrados. Esse espaço realiza semanalmente atividades pedagógicas e de incentivo a leitura buscando a democratização desta e da linguagem escrita assim como a divulgação de obras literárias dos diversos gêneros.



JUSTIFICATIVA


A democratização dos saberes e a aquisão da leitura e escrita são fundamentais às classes populares na luta por melhores condições de vida e na busca pela sua identidade cultural e valorização pessoal. Entendendo esse imperativo a CUFA incentiva as crianças, jovens e adultos que freqüentam suas oficinas assim como toda a comunidade a estarem sempre lendo, pesquisando e participando de atividades pedagógicas, debatendo temas atuais de interesse a construção da verdadeira cidadania.


OBJETIVOS


*Democratizar o acesso ao livro;
*Realizar atividades de incentivo a leitura;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


*Despertar o interesse pelas várias formas de leitura, tanto aquela necessária à inserção no mundo do trabalho quanto àquela realizada por prazer;
*Realizar discussões e debates de temas referentes ao projeto político pedagógico da base sempre articulando essa atividade à pesquisa em livros e leituras.

METODOLOGIA


*Leitura e contação de histórias;
*Atividades pedagógicas dirigidas;
*Roda de conversa;
*Passeios educativos;