segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia da Árvore

Hoje é o Dia da Árvore e a Sala de Leitura não poderia deixar essa data passar em branco.
Contei o porquê de comemorarmos a data, assitimos a vídeos falando sobre o desmatamento e seus desdobramentos, plantamos feijão no algodão e fizemos árvores com elementos da natureza.
Saiu muita coisa legal, nossas crianças são verdadeiros artistas.















quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Praticando Inclusão!

Essa semana a Sala de Leitura recebeu um novo e especial cadastro. Especial em diversos sentidos.
Especial por ser uma criança com necessidades educacionais especiais, especial por ser uma criança com uma extrema alegria de viver, especial porque tornou-se o xodozinho das outras crianças que a acolheram muitíssimo bem, e especial pelo fato de ser um novo e grande desafio incluir essa criança em nossas ações.
O nome desse desafio especial é Ana Vitória, mais conhecida por aqui como Vivi.
Vivi tem apenas 4 anos, é cadeirante, tem hidrocefalia, tem a estatura de uma criança de pouco mais de 1 ano.
É uma criança muito alegre e falante que adora desenhar e mexer no computador. Por onde passa encanta os que estão a sua volta.
A criançada está apaixonada por ela, todos querem ler para ela, até mesmo aqueles que ainda não sabem ler. Pode isso?
Enquanto educadora considero isso excelente, pois tenho certeza que as outras crianças que aqui frequentam se tornarão adultos muito tranquilos em relação as diferenças.






Aqui também se faz arte!

Venho tentado oferecer a criançada que freqüenta a Sala de Leitura outras linguagens que não só a leitura de livros (impressos).
Essa vez foi à arte por meio do manuseio de argila. Nossa criançada criou esculturas com esse rico material. Saiu muita coisa interessante!
Algumas pessoas devem se perguntar: “Esculturas com argila em uma Sala de Leitura? Para quê?”
Vou explicar...
Muitos dos que freqüentam nossa Sala nunca tinham visto argila na vida, agora já sabem que é um recurso natural, já sabem da onde foi extraído, já sabem que tem gente que vive desse rico recurso natural, viram na internet a obra de alguns artistas populares e tiveram a oportunidade de por um dia se tornarem pequenos escultores.
No dia em que levarem suas peças para casa, antes da peça ir embora confeccionaremos um texto coletivo sobre essa atividade.
Logo...
essa atividade envolveu arte, cultura, história, leitura e escrita, coordenação motora, etc.

Entenderam o porquê de realizarmos esse tipo de atividade em uma Sala de Leitura?












Para saber um pouco mais:

Argila

Formada pela alteração de certas rochas, como as que tem feldspato, a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens.
A argila origina-se da desagregação de
rochas que comumente contém feldspato, por ataque químico (por exemplo pelo ácido carbônico) ou fisico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.
As argilas possuem inúmeros usos inclusive medicinais. Por sua plasticidade enquanto úmida e extrema dureza depois de cozida a mais de 800 o C, a argila é largamente empregada na
cerâmica para produzir vários artefatos que vão desde os tijolos até semicondutores utilizados em computadores.