Hoje realizamos um Banquete Literário especial. Ao invés de irmos para uma praça qualquer da comunidade como fazemos usualmente, fomos para o campo onde nossa oficina de futebol acontece. Levamos apenas material esportivo e tentamos conversar sobre alguns valores necessários a serem trabalhados com as nossas crianças.
Não alcançamos nossos objetivos, pois eles têm muita dificuldade de concentração. Também, é muito difícil concorrer com a bola de futebol.
Como fazer uma criança reconhecer a importância da leitura, quando se tem uma bola de futebol concorrendo com você?
O trabalho que o professor da oficina vem fazendo é de suma importância, algumas crianças já apresentam resultados, mas a grande maioria não reconhecem a importância do trabalho que vem sendo realizado.
A culpa é de quem?
Da modernidade, da liberdade! Nossa sociedade brigou tanto para viver tempos mais democráticos, onde se pudesse viver da forma como bem se entendesse, que nesse caminho ficou esquecido, perdido, o valor de se ter valores.
O menino manda a mãe se fud..., porque vê o pai fazer isso a torto e a direito. O menino manda o professor tomar no c..., porque tomar no c... é vírgula na casa dele. Pode parecer agressivo falar isso, mas vivemos nessa agressividade.
Fico triste em ver isso, mas não sem esperança. Vamos continuar tentando, porque é esse desafio que me motiva a sair de casa todos os dias ou ainda sair daqui às 10 da noite.